24 de novembro de 2005

Alimentação, Equilíbrio Humano e Espiritualidade




Há alguns anos tomamos contato com príncípios de uma alimentação voltada para o equilíbrio do ser humano, a não violência e a devoção ao Criador e aos poucos eles passaram a integrar nosso rítmo de vida.
E, quando surgiu a oportunidade de preparar nossa própria comida, uma fase inédita teve ínicio e foi evoluindo com base no que o dia-a-dia nos apresentava.
Hoje vemos com mais clareza o caminho alimentar que nos fora apresentado ao longo dos anos e que ainda continua, pois há sempre o que aprender.
Além disto, aprendemos na prática sobre a atitude de amor e devoção a ser cultivada por todo aquele que manuseia os alimentos. Assim, continuamos buscando à harmonia do ser humano e o bem estar geral, pois tudo o que ingerimos torna-se parte dos nossos corpos e influenciando diretamente o nosso estado de consciência espiritual.
Mesmo em nossa saúde física podemos e devemos usar, alimentos diferentes para situações e momentos de vida diferentes. Não há uma dieta rígida que se aplique a todos.
Os vegetais contêm a luz solar condensada em cor, sabor e aroma. As cores dos alimentos, como os tons amarelos e alaranjados que nos trazem a vibração do Sol, os verdes carregados de vitalidade, os vermelhos cheios de movimentos, os roxos profundos; uma vez combinadas, descortinam-nos um mundo de beleza e de hamonia. Pela correta combinação das cores, o organismo é estimulado aceitar o alimento antes mesmo do contato direto com ele. As cores são, portanto, sumamente importantes na nutrição. Agem sobre orgãos, glândulas e sitema nervoso. Sua irradiação vitaliza, limpa e cura.
Quando nos descondicionamos da culinária tradicional, carregada de temperos e misturas que superestimulam a parte sensorial de nossos corpos, redescobrimos, além das cores, os sabores e aromas que os vegetais trazem consigo.
E, ao introduzimos beleza e harmonia em nossa vida, ela se torna melhor e nossa consciência se eleva. Assim perante cada alimento que colhemos, lavamos e cortamos, em cada pequeno gesto durante a preparação e a ingestão do alimento, podemos e devemos expressar reverência pela vida, e pelo Criador.
Lidar com alimentos deve ser sempre, pois, uma cerimônia em que estão implícitos amor e gratidão ao Criador, que nos proporcionam essa dádiva, a todos os seres que conscientes ou inconcientemente colaboraram para que eles chegassem até nos, ao corpo que absorve as substancias e assim nos permite viver e trabalhar sobre a terra. O ato de preparar e de receber o alimento deve ser interiorizado, silencioso, um verdadeiro ato de oração e adoração.
Dessa maneira, as substâncias serão para nós, não só nutrição para o corpo, mas a cura para nossos males.
Todos os poderes do reino vegetal devem ser dirigidos para o único objetivo que foram criados, o aumento da vitalidade.
É possivel curar doenças contrapondo-lhes vitalidade. Seu alimento pode fazer isso por você.
Procuramos, compartrilhar com você um pouco da nossa experiência com uma alimentação saudável. E a nossa atitude ante os alimentos.
Devemos tudo isto a Srí Govinda Das que mesmo nos momentos em que foi necessária a correção, nos tratou com firmeza de pai e o amor de mãe de que precisávamos para que pudessemos aprender a ver as coisas como elas verdadeiramente são.
Nossas Revências aos seus pés. A pior de todas as suas servas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário