18 de novembro de 2005

A Melhor dieta para cada organismo humano


Ao individualizar a dieta, adequado-a a cada tipo de constituição, a alimentação védica vai além dos padrões generalizantes da nutrição quantitativa ocidental.
O Ayurveda classifica os seres humanos em três tipos básicos, caracterizados pelos três doshas e suas combinações. Os três doshas são Vata, Pitta e Kapha, e podem ser entendidos como os três fluidos fundamentais do organismo, responsáveis por todas as funções vitais. São invisíveis ao homem comum e habitam a dimensão fronteiriça onde os pensamentos e as emoções se transformam em matéria ou impulso nervoso. Governam todos os aparelhos e sistemas do organismo. Quando um deles está em excesso ou em carência surge o desequilíbrio e as doenças evidenciam-se sob variados nomes e formas.
A classificação dos tipos de constituição humana (ou prakriti) se faz a partir da presença mais marcante de um ou mais doshas numa pessoa, com base em determinadas características. Pode haver tipos puros - Vata, Pitta ou Kapha -, ou então combinações baseadas na predominância de dois doshas, o que é mais comum; embora seja mais raro, também existem pessoas cujas características revelam a presença, praticamente com a mesma intensidade, dos três doshas em sua tipologia.
O prakritide uma pessoa é definido desde o seu nascimento e não se modifica mais durante a vida - pode ser comparado a uma espécie de carimbo ou marca; muitas vezes o que ocorre é o desequilíbrio dos doshas.
Para a manutenção da vida e da saúde, os três doshas devem estar em equilíbrio dinâmico no corpo e isso se realiza a partir de várias condições básicas. Uma delas é a alimentação adequada a cada prakriti e, por esse motivo, é muito importante que cada pessoa descubra seu tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário