21 de novembro de 2005

Produtos Animais Camuflados nos Alimentos


A seguir citamos alguns produtos contaminados com suínos, com o intuito de auxiliar aqueles que querem livrar-se desta agressão camuflada:

- Embutidos. Praticamente todos tem alguma proporção de suínos, muitas vezes misturados com eqüinos. Até na lingüiça de frango a "tripa" é de porco. Para ratificar eis os mais freqüentes: salsicha, lingüiça, mortadela, presunto, salame, chouriço.

- Pão comum (francês, bengala, etc.). 50% das dezenas de padarias que investigamos pessoalmente utilizam banha de porco na composição dos seus produtos, especialmente os crocantes como a massa folhada e os doces confeitados (glacê pode conter banha).

- Salgadinhos sabor bacon ou presunto. Aqui vai uma forma de contaminação curiosa, pois o artifício de aromatizar as prateleiras de salgadinhos nos supermercados com Spray de "bacon" pode desencadear reações nos transeuntes mais sensíveis.

- Massas recheadas tipo lasanha, ravioli. Geralmente contém subprodutos suínos.

- Sanduíches. Geralmente contém lascas de bacon ou são preparados na mesma chapa onde foram fritos produtos suínos.

- Churrascos. Geralmente são mesclados com carne suína ou recebem o gotejamento de produtos suínos localizados em andares superiores dentro da churrasqueira. Lembrar que as carnes distribuídas nos açougues estão em geral contaminadas com suínos ao serem manuseadas com as mesmas lâminas e nos mesmos cepos.

- Pratos compostos, tipo farofa, risoto, maionese, saladas, bife rolê, feijão. Muitas vezes contém presunto ou bacon picado. Bom lembrar que em verduras cozidas e sopas é usual "tempero" com bacon.

- Banha como substituto do óleo. Muito utilizada em restaurantes comerciais e industriais assim como em alguns ambientes domésticos.

- Chocolates. Quando trazem "gordura animal" entre os ingredientes estampados no rótulo (Temos observado em metade dos bombons da "Garoto")

- Gelatinas. São preparadas com raspas de couro animal, em alguns casos usando suínos, como por exemplo os produtos "Otker". As cápsulas de medicações e complementos nutricionais são compostas com proteínas animais. Com grande dificuldade estou encontrando cápsulas exclusivamente vegetais.

- Queijos. Aproximadamente 20% dos queijos são preparados com "coalho" suíno, e outro tanto com coalho transgênico. Coalho ácido, assim como leite proveniente de animais que não utilizam rações seriam os insumos adequados para a fabricação de queijo saudável. Este padrão de qualidade é mantido há anos nas marcas "Tradição" e " Porto Belo", provenientes de Rondônia e disponíveis em grandes redes como o "Pão de Açúcar". Na Região de campinas, o "Dalbem" oferece continuamente estes produtos.

- Fatiados. Lembrar que as lâminas nos estabelecimentos comerciais geralmente estão contaminadas com produtos suínos.

- Sorvetes de massa. A maioria das empresas produzem a massa do sorvete com mais de 50% de gordura. Parte desta gordura pode ser suína. A investigação por anos a fio tem mostrado que a composição varia com o passar do tempo, com a oferta dos insumos, assim como os métodos de fabricação. Agumas marcas chegam a assegurar por um determinado período que não utilizam gordura suína.

- sabonetes, sabão em pedra e pasta dental também sugerem contaminação. Saponáceos que utilizam somente gordura vegetal são mais seguros.

- gordura vegetal hidrogenada, ainda não conseguimos esclarecer se fazem mistura com produtos animais durante os processos de fabricação, no entanto vale a pena lembrar que grande parte da gordura vegetal hidrogenada é composta de óleo de soja, sendo atualmente transgênica.

Há muito para ser compreendido, mas esperamos que a consciência quanto a estes produtos camuflados contribua de forma significativa para o alívio do sofrimento de muitos.

Sabemos que é necessário algo mais do que a simples conscientização; a ousadia da exclusão absoluta destes produtos do nosso dia a dia, associada à criatividade por parte daqueles que organizam e preparam os alimentos de forma artesanal ou industrial.

Quando os responsáveis pela alimentação estiverem mais preocupados com qualidade e equilíbrio alimentar teremos chegado a um patamar de plenitude de vida mais próximo daquilo que a natureza insinua em suas diversas manifestações; perceberemos naturalmente pela nossa observação e sensibilidade aquilo que pode nos fazer mal como alimento, e evitaremos como uma simples questão de bom senso.



Algum produtos podem ser substituídos:
Chocolate: pode ser substituido pela alfarroba, tem gosto bem semelhantes ao chocolate e não contém cafeína. Encontrei alfarroba (em pó, bombons) na Mundo Verde do centro, RJ.
Sabonetes: Existem vários sabonetes com gordura vegetal nos principais mercados e farmácias.
Queijos: Se possível verifcar junto ao fabricante e mesmo assim, nem sempre dá para confiar.
Gelatina: Use agar agar, feito de algas. Mesma forma ultilização da gelatina de origem animal.
Pão Comum: Além da suspeita de ter banha de porco na composição, existe o enriquecimento com ácido fólico (por lei em toda farinha de trigo e milho) que segundo dissem é proveniente de ossos. Já aboli.
Mesmo os pãos integrais, em geral, são misturados com farinha branca, por tanto atenção, verifique o rótulo antes de comprar!!!
Equipe Bem Alimentado.

Um comentário:

  1. Gostei de ver esta perspectiva imune ser valorizada por vcs.
    Alergias e doenças auto-imunes estão aumentando muito, e merecem destaque

    ResponderExcluir