19 de novembro de 2006

O que é Ayur-Veda?


Ayur-Veda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência. A medicina Ayur-Védica é parte da ciência Védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, Yôga, astrologia hindu, massagens, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.
O Ayur-Veda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.

Na visão Ayur-Védica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.
Com a Culinária Natural pela linhagem Ayur-Védica temos a mais absoluta certeza de que, sem agredir o paladar, podemos REAPRENDER A COZINHAR E A NOS ALIMENTARMOS de maneira saborosa, aromática, saudável, bonita, prática e econômica. E é possível livrar-se de disfunções orgânicas contrapondo-lhes vitalidade. E seu alimento pode fazer isso por você.

Buscando a harmonia do ser humano e o bem estar geral, pois tudo o que ingerimos torna-se parte dos nossos corpos e influencia diretamente o nosso estado de saúde e de consciência..
Krśna Prem
Culinarista Ayur-Védica e Trofoterapeuta

3 comentários:

  1. gracielle9:57 AM

    Krśna Prem
    ola tudo bem?
    me chamo gracielle sou estudante de nutricao na Universidade Federal da Paraiba que fica em joao pessoa capital do estado; Acho que ler a mensagem nesse orkut sobre esse artigo foi minha luz, estou tentando pesquisar sobre a laimentacao na ayurveda pois queor fazer um trabalho para ser apresentado aqui na minha graduacao , nao enconro muitas referencias ,a nao ser online, nao tem muitos livros da area aqui, fiz pouco um curso de massagem ayurvedica e me apaixonei sei q no meu estado(PB) é muito dificl contato com outros terapeutas quero me enveredar na minh araea nutricao para o lado das terapais ditas alternativas ,sera que podemos trocar contatos? para quem sabe enriquecer esta dificuldade que venho encontrando? Qualque coisa pra mim é valida ok?
    meus conatos:
    no orkut: Gracielle Malheiro
    NO msn: revoltagrace@hotmail.com
    NO yahoo: gra_nut@yahoo.com.br
    Tel: 83-91267613/83-32482432
    agradeco desde ja
    xeru gra

    ResponderExcluir
  2. Nossa seu blog é muito inteligente a palavra que eu encontrei pra ele foi essa ,bom como eu gostei muito e vou continuar visitando ele ja está sendo linkando!!! boa noite!!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, Quem bom que gostou fico contente com seu comentário.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir