22 de abril de 2008

A Saúde e a Arte da Nutriçao

A Saúde e a Arte da Nutrição

Se a índia é o berço da cozinha vegetariana, ela é também, de acordo com o texto _ Ayur-Veda – o berço da ciência da vida e da saúde. Não devemos nos surpreender com o fato de que as escrituras espirituais tratem de saúde, pois esses mesmo s textos afirmam que o copo humano representa uma dádiva de Deus para permitir que a alma se liberte do cativeiro do mundo material. É este o ângulo que os Vedas destacam a importância, para o espiritualista, de uma vida sã e equilibrada.
O Bhagavad-Gita declara: “Não há possibilidade de uma pessoa torna-se um yogi (espiritualista) se ela com, e em demasia ou se como muito pouco, se dorme em demasia ou se dorme pouco. Aquele que é moderado em seus hábitos de comer, dormir, trabalhar e de recreação pode mitigar todas as dores materiais praticando o sistema de yoga”. O Ayur-Veda afirma a esse respeito que a pessoa que deseja viver com saúde dever aprender a arte de comer corretamente para facilitar o trabalho de seu sistema digestivo, porque a má digestão é a origem da maioria das doenças.
Seguem-se alguns conselhos sobre a arte de se alimentar, tiradas do Ayur-Veda e de outros textos védicos.

Coma com moderação
Não se dever comer mais do que a metade da quantidade de alimentos que se julga poder absorver; deve-se reservar um quarto da capacidade do estômago para os líquidos e um quarto para o ar. Esta prática facilita a digestão e aumenta o prazer de comer.

Não apague o fogo da digestão
Conhecemos uma espécie de fogo, que utilizamos para cozinhar os alimentos, mas existe outro agindo no interior de nossos corpos com uma força invisível e que tem papel importante na digestão. Para não atrapalhar seu trabalho, é necessário saber quanto e como beber. A água bebida antes da refeição diminui o apetite, portanto, contribui na prevenção da obesidade. É também permitido beber um pouco durante a refeição, para ajudar o trabalho do estômago. Porém, beber após as refeições serve apenas para diluir as secreções gástricas e “arruinar” o fogo da digestão. Pode-se beber um copo d’água uma hora após as refeições, e de hora em hora, até a refeição seguinte.

Faça suas refeições num ambiente agradável
A ansiedade, a raiva e o nervosismo arruínam a digestão; é importante, portanto, fazer as refeições num lugar tranqüilo e agradável. Medite no fato de que sua nutrição representa a misericórdia de Deus, e divida-a com outros, sejam amigos ou convidados. Cozinhe, sirva e tome os alimentos com um espírito tanto de respeito quanto de alegria.

Seja regulado nos seus hábitos à mesa
Deve-se sempre fazer a refeição principal de preferência ao meio-dia, quando a força digestiva está no seu ponto máximo. A refeição matutina e o jantar devem ser mais leves. É recomendável esperar pelo menos seis horas após a uma refeição completa para comer novamente, e três horas após uma refeição leve. O fato de comer em horas regulares e evitar beliscar entre as refeições favorece o controle da língua e da mente.


Krsna Prema