18 de novembro de 2005

Mel e suas propriedades

O mel é uma substância açucarada obtida a partir do néctar das flores, que é elaborado pelas abelhas e depois depositado nos favos da colméia.O mel é então pré-digerido pelas abelhas em glicose e frutose, diretamente assimiláveis pelo organismo humano.
Composição Média (Masson, 1994 ):
A composição do mel varia muito de acordo com a região e o tipo de flor.
Água.......................17,7%
Glicose....................34,0%
Frutose....................40,5%
Sacarose....................1,9%
Sais Minerais...........0,18%
Potássio, cloreto, cálcio, enxofre, sódio, ferro, etc.Outros:.....................5,72%
Obs.: Outros: Fosfato de Ca e Fe, ácidos fórmico e acético,fermentos, vitaminas A, B1, B2, B5, B6, C, E e K, e grãos de pólen.

Propriedades Terapêuticas:
Dentre as inúmeras propriedades terapêuticas do mel, destacamos: energético, bactericida, antiséptico, antireumático, vasodilatador, diurético, digestivo, hiperglicêmico, tonificante, antiespasmódico, sedativo, vermífugo, etc.Faz bem aos intestinos, estômago, pulmões, garganta, coração, olhos.
Tonifica e rejuvenesce a pele e os músculos. O mel de eucalipto é usado como antiséptico, para tratamento de inflamações no trato respiratório e urinário, e vermífugo. O mel mais utilizado é o suave mel de laranjeira com propriedades excelentes antiespasmódicas e sedativas.
Recomendado também para nervosismo e palpitações.
Preservação do Mel:
O mel ao ser retirado dos favos tem aparência aquosa, depois de um certo tempo apresenta-se pastoso ou granulado pela cristalização de açucares, de acordo com a sua composição. O mel cristalizado deve ser aquecido em banho-maria, no máximo a 50 º C, para não perder suas propriedades terapêuticas. Pode possuir diversas cores, de acordo com o tipo de flor, e se mantém íntegro por longos períodos porque a abelha lhe adiciona ácido fórmico, um ótimo conservante, e a inibina, excelente bactericida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário